Governo promete oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

17/05/2011 11:19

Anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff durante o programa Café com a Presidenta

O governo de Dilma Rousseff parece estar preocupado com a educação e o desenvolvimento do Brasil, e mais uma vez o assunto foi destaque no programa de rádio Café com a Presidenta. Dilma apresentou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa ampliar as vagas e o acesso de estudantes e trabalhadores a cursos técnicos. A meta do governo federal é capacitar 8 milhões de pessoas e conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014.

Durante a apresentação, a presidenta destacou a importância da formação de estudantes brasileiros no exterior. Dilma considera que nenhum país conseguiu avançar na área de ciência e tecnologia sem ter enviados seus jovens para estudar fora do país.

 

Hoje, cerca de cinco mil brasileiros estudam no exterior com bolsas concedidas pelo governo em países como França, Alemanha e Estados Unidos. Com a meta do Pronatec de oferecer 75 mil oportunidades até 2014, a expectativa é que 18 mil bolsas sejam distribuidas por ano. 

 

Para Dilma Rousseff, a proposta de aumentar o número de brasileiros que estudam fora faz parte do plano de qualificação da mão de obra brasileira, algo que ela considera essencial para o Brasil prosseguir nesse novo ciclo de seu desenvolvimento.